Psicologia Ayurvedica
Essa postagem é uma síntese do livro do Dr. David Frawley, "Uma Visao Ayurvedica da Mente" - Parte I
Sistema yogue: Yoga - Vedanta - Tantra - Budismo
A Ayurveda é o lado medicinal. Medicina da mente e do corpo (existente desde 5 mil anos atrás).
Corpo físico: cristalização e inclinações mentais de várias vidas anteriores
Mente: reflexo do corpo. Repositório das impressões geradas pelos sentidos
Colapso do corpo: percepções indevidas e mau uso dos sentidos
Níveis de cura:
1) Tratamento da doença
2) Prevençao da doença
3) Aumento da vida
4) Desenvolvimento da percepção
Tipos Ayurvedicos Constitutivos / Humores Biológicos:
1) Vata (Ar)
2) Pitta (Fogo)
3) Kapha (Água)
Essências Vitais:
1) Prana (força vital básica)
2) Tejas (luz interior)
3) Ojas (vigor fundamental)
Gunas:
1) Sattva (inteligência)
2) Rajas (energia)
3) Tamas (substância)
Três Estágios da Cura Mental:
1) Cura Pessoal - Abrandar Tamas/desenvolver Rajas (passar da inércia mental para a ação motivada pela própria pessoa)
2) Cura da Humanidade - Acalmar Rajas/desenvolver Sattva (passar da ação motivada pela própria pessoa para a ação altruísta
3) Paz Universal - Aperfeiçoar Sattva (passar do serviço altruísta para a meditação)
Os cinco elementos:
ÉTER - cria a mente (espaço)
VENTO - mente é movimento
FOGO - iluminação e capacidade de entendimento
ÁGUA - emoção, sentimentos
TERRA - memória, apego
Camadas:
(Ar) INTERIOR- sentimento e conhecimento
(Água) EXTERIOR - sentidos e impressões do mundo
(Fogo) INTERMEDIÁRIA - mediador entre as duas camadas, racional e percepção para tomada de decisões
Eu Inferior:
Exterior (ego) - Terra. Liga ao corpo físico
Interior (alma) - Éter. Espaço mental
Eu Individual - alma
Eu Universal - alma desapegada da mente
Eu Superior - Eu Individual + Eu Universal (consciência pura)
Consciência Interior (Ar)
Inteligência (Água)
Mente do Sentido (Água)
Cinco Corpos
1) Físico
2) Vital (Prana)
3) Mental (Manas)
4) da Inteligência (Buddhi)
5) da Consciência (Chitta)
- Eu (Atman)
Sistema yogue: Yoga - Vedanta - Tantra - Budismo
A Ayurveda é o lado medicinal. Medicina da mente e do corpo (existente desde 5 mil anos atrás).
Corpo físico: cristalização e inclinações mentais de várias vidas anteriores
Mente: reflexo do corpo. Repositório das impressões geradas pelos sentidos
Colapso do corpo: percepções indevidas e mau uso dos sentidos
Níveis de cura:
1) Tratamento da doença
2) Prevençao da doença
3) Aumento da vida
4) Desenvolvimento da percepção
Tipos Ayurvedicos Constitutivos / Humores Biológicos:
1) Vata (Ar)
2) Pitta (Fogo)
3) Kapha (Água)
Essências Vitais:
1) Prana (força vital básica)
2) Tejas (luz interior)
3) Ojas (vigor fundamental)
Gunas:
1) Sattva (inteligência)
2) Rajas (energia)
3) Tamas (substância)
Três Estágios da Cura Mental:
1) Cura Pessoal - Abrandar Tamas/desenvolver Rajas (passar da inércia mental para a ação motivada pela própria pessoa)
2) Cura da Humanidade - Acalmar Rajas/desenvolver Sattva (passar da ação motivada pela própria pessoa para a ação altruísta
3) Paz Universal - Aperfeiçoar Sattva (passar do serviço altruísta para a meditação)
Percepção - capacidade de observar, testemunhar, perceber
A percepção é condicionada pelo campo mental. A mente funciona por meio do reflexo de uma luz ou consciencia superior.
O corpo existe para possibilitar que a mente perceba e atue. Estamos no corpo, mas nao somos o corpo.
A cabeça é o centro para a mente exterior, que opera por meio dos sentidos. O coração é o centro da mente inferior ou da natureza sensível, que transcende os sentidos. O cérebro é apenas uma tela em que as energias da consciencia vindas do coração se refletem.
A mente é atômica, consistindo em diversos pontos do pensamento, do sentimento e da sensação, seguindo-se uns aos outros em uma sucessão veloz. Com isso, a mente tem a tendência para se tornar estreita e apegada apenas aos pontos de vista que já teve. Não vemos o todo, mas tentamos formá-lo juntando diversos pontos de vista.
Toda mente é unica, tem sua perspectiva peculiar e tem potencialmente suas inclinações inatas.
Nosso conjunto mutável de pensamentos, emoções e sensações revela a natureza móvel da mente.
A mente é então um ponto mutável no tempo e no espaço.
Sem movimento a mente não funciona. Ela é uma série de atos mentais, que nunca são os mesmos. É IMPOSSÍVEL PARAR A MENTE.
A mente é a forma mais sutil da matéria, tudo exerce influência sobre a mente. Ela assume a forma dos objetos que percebe.
Tudo o que pensamos cria seu oposto. Para afirmar uma coisa, temos de sugerir o contrário (dualidade). Devemos conservar a mente longe de quaisquer extremos.
Logo, temos que a mente é:
- mutável
- semelhante a um ponto
- sutil
- dualista
Tudo isso faz com que seja difícil aprender a mente e controlá-la.
A mente é apenas o pensamento, que é o processo da mente. Podemos aprender a projetar as formas de pensamento positivo e evitar o pensamento negativo,
Isso requer profunda oração e meditação. formas de pensamento superiores, energizadas e concentradas, para se opor aos hábitos arraigados e aos vícios.
ÉTER - cria a mente (espaço)
VENTO - mente é movimento
FOGO - iluminação e capacidade de entendimento
ÁGUA - emoção, sentimentos
TERRA - memória, apego
Camadas:
(Ar) INTERIOR- sentimento e conhecimento
(Água) EXTERIOR - sentidos e impressões do mundo
(Fogo) INTERMEDIÁRIA - mediador entre as duas camadas, racional e percepção para tomada de decisões
Eu Superior (imortal) x Eu Inferior
Eu Inferior:
Exterior (ego) - Terra. Liga ao corpo físico
Interior (alma) - Éter. Espaço mental
Eu Individual - alma
Eu Universal - alma desapegada da mente
Eu Superior - Eu Individual + Eu Universal (consciência pura)
Consciência Interior (Ar)
Inteligência (Água)
Mente do Sentido (Água)
Cinco Corpos
1) Físico
2) Vital (Prana)
3) Mental (Manas)
4) da Inteligência (Buddhi)
5) da Consciência (Chitta)
- Eu (Atman)
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